quinta-feira, setembro 07, 2006

Pesquisar na web VI-style

Hoje em dia, grande parte da vida online centra-se à volta da pesquisa. Uma pesquisa no Google aqui, uma pesquisa no Google ali.

Para minha felicidade, tropecei num motor de busca extremamente baseado no VI, o visearch (duh!). Para os desconhecedores, o VI é um excelente editor de texto que funciona na linha de comandos e que leva o uso do teclado ao nível supremo, editar vários ficheiros, copiar, colar, alterar com expressões regulares são só algumas das coisas que este editor permite fazer sem nunca se largar o teclado e sem serem necessários malabarismos de atalhos; faz tudo o que o seu editor de texto faz, e mais um par de botas (mas isto é conversar para outra altura).

Este motor de busca, que foi criado inicialmente como brincadeira, pretende permitir que se pesquise e que se navegue pelos resultados usando somente o teclado. Para os utilizadores de VI, a boa notícia é que eles usam os mesmos comandos para a navegação dos resultados.
Como extra, é possível apagar os resultados que não nos interessam (comando 'dd'), inserir comentários (comando 'i'), gravar os resultados das pesquisas (comando ':w'), etc, sempre VI-style.

Para os mais cépticos, qual é o interesse de se ter um motor de busca que dê para ser controlado totalmente a partir do teclado?
Primeiro: escolha! Uma pessoa não tem que ser forçada a usar o teclado para navegar só porque a maioria o faz.
Segundo e mais importante: porque o uso do teclado, em mãos experientes, é infinitamente superior ao uso do rato. É como que comparar a condução com mudanças automáticas ou manuais. As mudanças automáticas são mais cómodas e confortáveis, não exigem tanto esforço da parte do condutor. Já as mudanças manuais permitem tirar melhor partido do carro, maior controlo e maior desempenho.
E convém dizer, tem mais estilo conduzir com mudanças manuais/usar só o teclado ;)

Sem comentários: