sábado, setembro 02, 2006

Google Image Labeler

Como faria se quisesses pôr um bando de macacos a fazer alguma tarefa dantesca e repetitiva em seu favor?
Pagaria somas miseráveis a essa força de trabalho? Nada original, já é o que a China, a Indonésia e outros fazem...
Arranjaria uma forma divertida de fazer esse trabalho, ainda por cima de uma forma grátis? Esta forma foi a que a Google arranjou para proceder à etiquetagem da quantidade abismal de fotos que possuem, como forma de melhorar a precisão e relevância dos seus sistemas de pesquisa: o Google Image Labeler.

O sistema está desenvolvido no sentido de proporcionar divertimento, sob a forma de um jogo, ao mesmo tempo que evita os problemas que surgem quando se delega tarefas aos utilizadores: SPAM.
O sistema tem a responsabilidade de formar uma equipa de 2 pessoas que durante cerca de 1m 30s vão tentar associar palavras a uma imagem que lhes é apresentada. Só quando surgir consenso numa das palavras, é que é apresentada a imagem seguinte.
O aspecto empolgante nasce no facto de tentaremos etiquetar o maior número possível de imagens formando equipa com alguém que não conhecemos e analisando imagens com conteúdos que não sempre são óbvios.
Concluída a prova, é-nos apresentado o nome do nosso companheiro, o resultado que conseguimos obter com ele e o valor total de pontos que obtivemos.
Até agora, do pouco que experimentei, o máximo que obtive numa ronda foram 700 pontos. Mas com mais alguma genica mental e um bom companheiro, esse valor poderá provavelmente subir.

No que diz respeito à prevenção anti-spam, este sistema aparenta ser bastante eficiente visto que nunca é possível saber-se com quem iremos formar equipa e, para que o processo de spamming funcionasse efectivamente, seria necessário que ambos estivessem efectivamente a escrever as mesmas coisa. Ora, não me parece que, algum humano que esteja interessado em etiquetar uma imagem para obter uma boa pontuação vá começar a sugerir coisas como viagra, xanax ou sexo quando tem à sua frente a imagem de um pássaro.

Se por um lado esta é uma maneira fácil e barata por parte da Google para etiquetar, com a eficiência das massas, milhares de imagens, podendo não menos parecer que se estão a aproveitar das pessoas, é não menos verdade que este jogo, para além do divertimento, irá contribuir para melhor a qualidade dos resultados das pesquisas de imagem.

Concluindo, parece que existem 2 formas de pôr o ser humano a trabalhar... Através da cobiça ou do prazer. Tudo o resto está envolto num manto de diletantismo. Seremos nós feitos para ser inertes?

1 comentário:

Diana disse...

Sinceramente, sem pachorra para ler =P

Mas é bom ver-te em acção outra vez!


Boa sorte amanha! Mereces tudo de bom, primito ;)



Bjinhos **********