quarta-feira, setembro 20, 2006

Brincar com o Google SketchUp

Decidi hoje instalar o Google SketchUp, como forma de fazer uma pequena pausa no estudo de Information Retrieval ao qual me tenho submetido.

O Google SketchUp é uma ferramenta de modelação 3D que, tal como o nome indica, é usada essencialmente para coisas rápidas, rascunhos (em inglês "sketch" significa, de facto, rascunho).
Nada de interfaces complexos, com muitos butões, textos e fórmulas estranhas que possam assutar quem não vive no mundo do design.
Este ferramenta pretende ser simples, uma ferramenta para o comum dos mortais, ou quase, e pretende que seja possível chegar-se rapidamente a resultados.
Após os primeiros minutos para ambientar, lá comecei a desenhar retângulos, puxar faces, re-orientar arestas, e, em 5-10 minutos, já tinha um protótipo grosseiro, e com medidas feitas a olhómetro, da minha casa.
É essencialmente este o conceito do SketchUp, de formas geométricas planas, criar volumes e ir gradualmente aumentando a complexidade do nosso modelo.

Tenho noção de que aflorei muito superficialmente as potencialidades da ferramenta, nem sequer me dei ao trabalho de experimentar e alterar texturas para os sólidos amorfes criados por mim, mas para um primeiro contacto, a experiência é muito interessante.
É possível que, uma pessoa sem grande experiência em design consiga produzir "obras" com alguma dignidade.

Como ultima nota, fiquem sabendo que é possível com esta ferramenta desenhar edifícios e posteriormente vê-los manifestarem-se em todo o seu esplendor no Google Earth. Alguma vez pensou em como é que seria a sua casa se a visse em 3D no Google Earth? Agora é só uma questão de "puxar" volumes.
Se quiser ver o que pessoas de todo o mundo já fizeram com esta ferramenta, e submeter as suas obras, pesquise em 3D Warhouse.

Sem comentários: