quarta-feira, outubro 11, 2006

Google Office uma realidade

Sabia que era uma questão de tempo até que a Google integrasse o Writely, o processador de texto online que comprou no princípio do ano, com o Google Spreadsheet, um programa online para folhas de cálculo, essencialmente são rivais online do MS Word e MS Excel.

A Google integrou essas duas ferramentas no que chamou de Google Docs & Spreadsheets e aproveitou, no processo, para melhorar ambas as ferramentas. O ex-Writely passou a ficar com uma interface mais unificada com os produtos da Google, o ex-Google Spreadsheets passou a ter um melhor mecanismo para a gestão dos ficheiros produzidos nessa ferramenta.

Para além de esta integração ter trazido mais notoriedade a estes dois produtos da Google, esta manobra parece expressar um desejo de atacar a Microsoft na sua maior fonte de rendimento. Não, não estou a falar do Microsoft Windows, mas sim do Microsoft Office.
O suporte por parte da Google dos Open Documents, um formato de documento standard usado, entre outros, pelo Open Office, e que não sofre dos problemas de controlo proprietário e monopolista dos formatos usado no MS Office (.doc, .xls, .ppt, ...).

Agora só falta à Google adicionar uma ferramenta, online, semelhante ao MS PowerPoint. Visto que a Google está numa fase de compra de empresas, depois de ter comprada o YouTube por 1.65 bilhões de Dollars, quem sabe se eles não comprarão a Thumbstacks, Empressr ou TeamSlide.

Sem comentários: