terça-feira, novembro 07, 2006

Natal é da Coca-Cola!

Hoje aproveitei para ver um pouco de televisão, e constatei que já circulam, nos quatro canais generalistas, as míticas publicidades de natal e publicidades absurdas de brinquedos ainda mais absurdos (ainda estou em choque com uma publicidade de um brinquedo que se chamava "barriguitas", para as crianças imitarem as barrigas das grávidas e com montes de artefactos lá dentro).
Já no final do mês passado reparei que algumas lojas já estavam totalmente preparadas para a época festiva. As fitinhas, os gorros, os barbudos vermelhos...

Que é feito do Natal ser algo do mês de Dezembro? Dos Ho-ho-hos que surgem de repente e que trazem a passos largos a emoção de uma ceia em família, reunidos quais carniceiros à volta do perú ou do bacalhau? Que é feito do Natal ser a celebração do nascimento de Jesus Cristo? De ser a época da dádiva e da alegria?

Reconheço que é mais giro ter um bando de empresas e lojas a congeminarem planos para nos extorquir o máximo de dinheiro das nossas carteiras e das nossas contas bancárias. Se tornar as nossas carteiras mais leves nos faz bem à saúde, pensaram eles e muito bem, vamos ajudá-los a aliviar as costas não só em Dezembro, mas também em Novembro! E para o ano, será Outubro!

Natal já não é época para se estar em família, nem é época para se oferecer presentes, e para infelicidade de muitos, não é época para se receber presentes. Natal é o chamamento ao nosso consumismo desenfreado, para sustentar este mundo capitalista. Este mundo, de poucos.
Natal já não é celebração, não é dádiva, não é família, e já nem é bens materiais. Natal é um reflexo do nosso modo de vida fútil e oco, do controlo das massas pelas corporação, Natal, é da Coca-Cola...

4 comentários:

fTrocato disse...

Não estou a apanhar a relação que estás a fazer entre as "campanhas" de Natal das lojas e o facto de celebrar o Natal... Lá por as lojas começarem a tentar "cativar" as pessoas a comprar isto ou aquilo não quer dizer que as pessoas em casa não tenham o verdadeiro espirito natalicio! Por mim as "campanhas" natalicias até podia ser todo o ano (#%"% da crise), afinal Natal é quando um homem quiser. Eu falo por mim, até porque:
Arvore de Natal - Presente,
Presépio - Presente,
Troca de presentes - Claro,
Alguem vestido de Pai Natal ou qq coisa do genero para a minha afilhada - Presente (apesar de este ano não ter a certeza que haja ja tem 8 aninhos e o ano passado foi ela que se mascarou... ),
Ceia - Comida com fartura,
Bacalhau ou perú - Juntam-se à festa,
Alegria e Festa - Com fartura,
Nascimento de Jesus - Quem?(Pronto religião não se discute...),
Familia reunida - Claro.

Não digo que não haja muito boa gente que para quem o natal seja compras e mais compras, para mim também é (até faço uma cena tipo orçamento de estado :P) mas isso também sou eu que gosto imenso de oferecer qq coisa!

Quanto a brinquedos não vou comentar que acho q anda para aí cada coisa mais estupida que a outra, mas o uso que as crianças lhes dão é no maximo de 1 mês (se não se partir entretanto) e depois vai lá para os calabouços do quarto/arrecadação, por isso ser uma "barriguita" ou um nenuko, miniaturas ou puzzles/jogos acaba sempre por ter o mesmo destino...

Desculpa lá a extenção mas não tenho mesmo nada para fazer... :P

David Cruz disse...

Mesmo que se parta do princípio que o espírito natalício actual é o mesmo do que há alguns anos atrás, o que discordo, a "época natalícia" começar tão cedo acaba por diluir o espírito natalício por mais tempo logo não tem o mesmo impacto. Se é verdade que Natal pode ser quando quisermos, a piada do espírito de natal é toda a gente o partilhar, de todos trautearem por aí canticos de Natal. Ninguém consegue manter um espírito natalício durante meses sempre com o mesmo fulgor.

Fico feliz pelo facto do Natal continuar a ser o que era na tua família. A minha opinião surge porque sinto que se tem perdido o significado do Natal (religioso ou não) e que certa tradições como bacalhau e perú são trocados por bifes de vitela, e o jantar em família por uma ida ao Shopping.

Claro que tudo o que estou aqui a dizer pode ser uma autêntica parvoíce, mas é o que sinto, que o Natal se tem tornado em algo banal.

ps: estás à vontade de escrever testamentos, é sempre bom ter outras opiniões e que me relembrem de certas realidades da vida ;)

TS disse...

ahhhhhhhhhhhh belos tempos o do Natal

Rogério disse...

Acho que cada um faz do natal o que quer. Claro que existem sempre os espíritos vazios que preferem ser vítimas da exploração e consumir sem parar. Mas se as pessoas deliram com o natal (crianças esperam o ano todo por este momento para viverem a magia dos presentes e o pai natal) é normal que quem explora esta estação a deseje atencipar o máximo possível para poder obter mais lucros.

Ass. conde (para quem n conheçe este meu novo nick :P)