sábado, dezembro 23, 2006

Pense alto na net... com Twitter

A web 2.0 é acima de tudo as pessoas. As suas vidas, as suas preferências, as suas amizades, os seus critérios. Esta nova geração da web tem aproveitado a crescente ubiquidade da internet na vida das pessoas, do surgir do verdadeiro modo de vida digital.

Serviços como o del.icio.us, digg, flickr, MySpace, Youtube são todos resultados de fornadas da web 2.0, cada um destancando-se na sua área e todos têm em comum uma enorme dependência nos utilizadores e em toda a informação que estes fornecem, com maiores ou menhores perigoso para a sua privacidade.


Para responder ao nosso crescente impulso de partilhar com o mundo (online) as nossas vidas, foi criado o Twitter. Weblogs são bons para capturar pensamentos, eventos que se destaquem, para informar, mas o que o Twitter pretende é que, se comente sobre o que se está a fazer naquele preciso momento, não importa o que, não importa como. Basicamente, uma forma de relatar pensamentos soltos, actividades mundanas e triviais, de relatar o que nos apetecer.

De facto, à primeira vista, parece ser algo muito interessante para as pessoas que gostam de, digamos, observar a vida das outras.
Mas antes de acharem um completo disparate, sugiro que leiam uma descrição do Twitter de um amigo, que tem usado o serviço. Poderá eventualmente revelar-se menos oco e fútil do que parece à primeira vista.

Sem comentários: