quinta-feira, dezembro 28, 2006

Garantias que desaparecem

O Natal já passou e muitos de nós receberam telemóveis, iPods, computadores, consolas ou qualquer outro aparelho electrónico sujeito a fatídicas avarias. Felizmente existem as garantias. Certo?

Nos últimos tempos, um conjunto de lojas (e.g. Fnac) têm passado a considerar o recibo de compra do aparelho como garantia do mesmo. Não existem dúvidas que isto facilita a vida de todos; dos consumidores por não terem que ir de propósito à loja para assinar a garantia depois dos 15 dias úteis de experiência terem acabado, da loja para não desperdiçar recursos para tratar da burocracia das garantias.

Contudo existem um pequeno pormenor em todo este processo que pode complicar em muito a vida dos compradores, beneficiando no processo as lojas. Durante as compras de Natal, uma funcionária da Fnac recomendou-me que tirasse fotocópia do recibo/garantia porque parece que a tinta tem a "irritante" mania de desaparecer com o tempo. Ou seja, podemos ter 2 anos de garantia, mas estamos condicionados pelo facto da tinta poder desaparecer do pedaço da garantia antes dos 2 anos estarem concluídos. Contrariamente ao que alguns podem pensar, uma folha de papel em branco não serve de garantia...

Por isso, aqui fica o aviso, cuidado com as garantias porque parece que as lojas andam a tentar poupar dinheiro usando "tinta invisível" nas facturas. Poupam na tinta, poupam nas reparações. É só facturar...

1 comentário:

fTrocato disse...

Sim é melhor tirar uma fotocopia...
Mas também podes ir à FNAC como disseste, ires ao apoio ao cliente e pedir uma segunda via... Neste momento era importante teres pedido que a factura tivesse nome e numero de contribuinte para que fosse mais rapido a procura.

CUMPS!